Monday, January 21, 2008

Reflexão do Dia: O que são professores das AEC?

Boa pergunta.

Muita coisa.

Pouca coisa.

No final da passada semana, recebi uma notícia chata.
Um colega meu de Inglês, de Reguengos, foi despedido. Só me disseram isto, nada mais.
Já esta semana, tive mais algumas informações. Parece que é acusado de ser agressivo com os alunos e de os visitar a casa... Esta última acusação fez-me rir...

Não conheço o suficiente para o julgar. Não sei o que se passou e, muito honestamente, não me quero envolver mas... Mas toda esta situação fez-me pensar no nosso estatuto não existente, na forma precária como existimos, como estamos indefesos aos ataques.

Somos alvos a abater, temos direito a comitiva policial na altura da entrega de uma carta de acusações... Foi o que aconteceu ao meu colega.

Não pretendo defender ninguém mas também tenho dúvidas quanto à condução de todo o processo.

E, no fundo, o que somos nós, professores de AEC?

Licenciados em áreas especificas? Não.

Animadores. Tomamos conta das crianças, após os professores titulares terminarem o seu longo dia de trabalho, e antes que os pais os venham buscar.

Colegas? Não.

Alvos a abater, num contexto onde não faz sentido. Sou licenciada em Português e Inglês para 3.º ciclo e Secundário, não 1.º ciclo, que fique claro, caras colegas.

Professores exercem as suas funções nas mesmas salas que os restantes? Não.

Somos uns chatos que vem pisar o chão e escrever no quadro que acabaram de lavar.

Docentes que pertencem ao Departamento? Não.

Somos uns fulanos que a câmara pagou e que a escola tem de controlar mas que não tem nada a haver connosco, nós, professores com mais de 20 anos de experiencia, com belos ordenados.

Salvam-se as crianças e os pais... É a sorte, senão, nada disto motivava.

Espero não vos desmotivar, caros colegas que terminam agora o curso e ainda não experienciaram as maravilhas das AEC.

Fiquem bem.

Mas afinal que somos nós?

2 comments:

Guilherme Cortes said...

por isso te disse ja várias vezes que devias mudarte pa elvas....aqui senteste com mais um rpof da escola...pelo menos ali onde estou ....sinto isso...o k é bom. falamos em conjunto com os pais: prof deles, nos, alunos e pai.
impecável.
n é perfeita mas é bom. é o outro lado.

Mila said...

Acredito que sim... LOLOL!!! Fica é um bocadinho mais longe, não? LOL!